terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hupokrisis


O Titulo é a forma grega de uma conhecida palavra... Hipocrisia
Esses dias li um tweet de um amigo que falava sobre isso, resolvi tentar ir um pouco mais a fundo disso

Hipocrisia significa o Ato de fingir ter virtudes, pensamentos, sentimentos, crenças, etc. Coisas que na verdade, a pessoa não possui.

Antigamente a palavra significava apenas a profissão do ator, o ato de representar, hoje ela tem uma conotação negativa, como denegridora da moral e do caráter da pessoa... “A pessoa hipócrita é falsa e sem caráter.”

Segundo o significado real da palavra, posso afirmar que todos nós somos hipócritas, um exemplo? Um texto chamado de “a Hipocrisia do conselho”

 “Nada é mais hipócrita do que pedir ou dar conselhos. Quem pede, parece ter um respeito venerando pelos sentimentos do amigo a quem os pede, mas, no fundo, quer é fazer aprovar os sentimentos próprios e, assim, tornar o outro responsável pela sua conduta. Por outro lado, o que presta os conselhos retribui a confiança que lhe é dada, com um zelo ardente e desinteressado, apesar de, quase sempre, querer, através dos conselhos que dá, satisfazer os seus interesses ou a sua glória. La Rochefoucauld" 


Agora, segundo a conotação do "Mau caratismo", é um caso a se pensar mais a fundo...
Duas situações básicos:
Nossos discursos são SEMPRE maiores do que nós mesmos;
Sempre damos conselhos com atitudes que não tomaríamos do tipo: ”vc precisa perdoar” [mas se fosse eu, eu daria um murro nesse infeliz].

Eu não considero tais situações como hipocrisia, pois isso está mais ligado ao equivoco, que todos somos suscetíveis a cometer. Nesse caso não vejo “mau caratismo,” mas sim um comportamento comum do ser humano, erro.

Freud tem um texto sobre erro e hipocrisia: [grifos meus]

[a hipocrisia] “Sob a máscara do esquecimento e do equívoco, invocando como justificação a ausência de más intenções, os homens expressam sentimentos e paixões cuja realidade seria bem melhor, tanto para eles próprios como para os outros, que confessassem a partir do momento em que não estão à altura de os dominar.
Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'

Pensando um pouco nisso tudo eu enxergo a hipocrisia com dois lados, o lado onde é feita a partir de um erro, uma falha, que é feita por conta de ter um ideal próprio montado em uma realidade bem melhor do que ela realmente é. O lado hupokrisis que todos temos.
E o lado que parte da má intenção, o fingir ser o que não é pra conquistar confiança, e assim poder explorar, conseguir dinheiro, poder...

Não considero a hipocrisia algo totalmente mau, precisa ser avaliada a hipocrisia de cada um, Até onde ela chega, porém... Pra avaliar... Cabe a cada um sua própria falsidade

Rodrigo de Moraes

Um comentário:

  1. Sem palavras!! Este texto é mto claro ADOREII
    Mto bom perdiga! Hj pensarei melhor o que é hipocrisia rss

    Bjãoooo

    ResponderExcluir

mande-me sua opinião