terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Significados – Natal


Já parou pra pensar que tudo pode ter dezenas de significados, uma única palavra pode querer dizer várias coisas... Uma simples imagem pode ter diferentes significados, só depende de quem vê.

Eu particularmente não gosto do final do Ano. Apesar de ser evangélico, crer em Jesus e etc. Não é de crenças que quero falar. Prefiro falar de experiências.
Nunca gostei de fim de ano... Sempre fico meio “down”. Nessa data eu vivi muita falsidade, fui obrigado a festejar com pessoas que eu não gosto, com Pessoas que não me queriam por perto.
Ganhava presentes que eu odiava, e era obrigado a fazer cara de quem gostou, dando um belo de um sorriso falso e agradecendo àquele parente que não vejo o ano todo, que não liga pra desejar feliz aniversário, que não se importa, mas, que sou obrigado a desejar-lhe um feliz natal e um próspero ano novo.

Pra mim o natal perdeu o brilho... Pessoas fazem o que não querem fazer, comem o que não querem comer. São o que não querem ser.
Dão presentes a próximos desconhecidos, ouvem piadas sem graça e dão risadas forçadas...

Cansei de gente que é estúpida o ano inteiro, é indiferente o ano inteiro, mas quando chega no fim de ano vem com aquele papo: “é natal, vamos esquecer as diferenças”  eu quero mais sinceridade no Natal... Cansei de ver gente se valendo do “é Natal” pra ser bem recebido, bem tratado, pra ser lembrado...
Quer ser bem tratado no natal? Trate bem o ano todo...
Quer ser lembrado par uma festa de natal? Pare de se valer do seu posto de parente pra isso, faça por merecer...

Estou cansado de não ser família o ano todo, e no natal ter que afirmar “somos uma família, temos que comemorar o natal juntos.”

Qual seria o significado desse dia pra mim? Consegue adivinhar? E pra você o que significa Natal?

O Natal é o ano todo, não só no dia 25 de Dezembro, ações de graças devem ser feitas diariamente, com sinceridade, assim como os sorrisos e abraços, em vez de dar um feliz natal, ligue naquela segunda feira de trabalho estressante, e deseje uma boa semana,
Recebi um SMS de um amigo que se lembrou de mim. E não foi por causa do Natal. Fiquei muito contente.

No dia 25 espero que comemore bastante. Mas não a data... Comemore o ano todo que passou,comemore tudo o que você fez, lembre das pessoas que conheceu, como você curtiu sua família.
É religioso? Use a data pra comemorar, pra refletir, mas, se Lembre de Jesus todos os dias, não só no dia 25. Faça Jesus nascer em Você todos os dias, não só no Natal.


Rodrigo de Moraes

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aproveitando...


Como são deliciosos certos momentos de pura alegria e descontração...
Como é gostoso se sentir a vontade com pessoas que são felizes, e se importam em te fazer feliz também...
É incrível como um papo sério, uma conversa cabeça, se torna algo tão suave, e tão intenso...
Sair com pessoas que você preza em pleno domingo a noite. Pode ser algo extremamente prazeroso, onde até esquece que no dia seguinte precisa acordar as 6 pra ir trabalhar.
Mesmo com problemas, mesmo cheio de assuntos pendentes, momentos alegres existem, e esses momentos podem te reconstruir.
Como é bom conhecer pessoas novas, ser apresentado a pessoas de valor, com pensamentos sérios, gente que sabe se divertir com consciência.
Como é gostoso almoçar junto com amigos, dar boas risadas e conhecê-los, se relacionar, amar.
Só tenho a agradecer por ter pessoas assim em minha vida...
Se existe um dom que eu quero é esse, o dom de estar rodeado de amigos verdadeiros, e o dom de ser um amigo assim!
Diverti-los, fazê-los pensar, que eu possa acompanhar cada um deles, ajudar no que for preciso, chorar junto, rir junto, assistir uma peça e ficar repetindo as falas depois...
Tomar uma coca cola, dançar, fazer piada, cantar parabéns bem alto e gritar simplesmente pra acompanhar um amigo escandaloso, passar vergonha, sem se importar se pensam que somos loucos... somo mesmo loucos... loucos uns pelos outros!
É isso que eu quero!
Uma caminhada assim... Leve, sem fardo... Onde a única obrigação é aproveitar o momento...

Rodrigo de Moraes

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hupokrisis


O Titulo é a forma grega de uma conhecida palavra... Hipocrisia
Esses dias li um tweet de um amigo que falava sobre isso, resolvi tentar ir um pouco mais a fundo disso

Hipocrisia significa o Ato de fingir ter virtudes, pensamentos, sentimentos, crenças, etc. Coisas que na verdade, a pessoa não possui.

Antigamente a palavra significava apenas a profissão do ator, o ato de representar, hoje ela tem uma conotação negativa, como denegridora da moral e do caráter da pessoa... “A pessoa hipócrita é falsa e sem caráter.”

Segundo o significado real da palavra, posso afirmar que todos nós somos hipócritas, um exemplo? Um texto chamado de “a Hipocrisia do conselho”

 “Nada é mais hipócrita do que pedir ou dar conselhos. Quem pede, parece ter um respeito venerando pelos sentimentos do amigo a quem os pede, mas, no fundo, quer é fazer aprovar os sentimentos próprios e, assim, tornar o outro responsável pela sua conduta. Por outro lado, o que presta os conselhos retribui a confiança que lhe é dada, com um zelo ardente e desinteressado, apesar de, quase sempre, querer, através dos conselhos que dá, satisfazer os seus interesses ou a sua glória. La Rochefoucauld" 


Agora, segundo a conotação do "Mau caratismo", é um caso a se pensar mais a fundo...
Duas situações básicos:
Nossos discursos são SEMPRE maiores do que nós mesmos;
Sempre damos conselhos com atitudes que não tomaríamos do tipo: ”vc precisa perdoar” [mas se fosse eu, eu daria um murro nesse infeliz].

Eu não considero tais situações como hipocrisia, pois isso está mais ligado ao equivoco, que todos somos suscetíveis a cometer. Nesse caso não vejo “mau caratismo,” mas sim um comportamento comum do ser humano, erro.

Freud tem um texto sobre erro e hipocrisia: [grifos meus]

[a hipocrisia] “Sob a máscara do esquecimento e do equívoco, invocando como justificação a ausência de más intenções, os homens expressam sentimentos e paixões cuja realidade seria bem melhor, tanto para eles próprios como para os outros, que confessassem a partir do momento em que não estão à altura de os dominar.
Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'

Pensando um pouco nisso tudo eu enxergo a hipocrisia com dois lados, o lado onde é feita a partir de um erro, uma falha, que é feita por conta de ter um ideal próprio montado em uma realidade bem melhor do que ela realmente é. O lado hupokrisis que todos temos.
E o lado que parte da má intenção, o fingir ser o que não é pra conquistar confiança, e assim poder explorar, conseguir dinheiro, poder...

Não considero a hipocrisia algo totalmente mau, precisa ser avaliada a hipocrisia de cada um, Até onde ela chega, porém... Pra avaliar... Cabe a cada um sua própria falsidade

Rodrigo de Moraes

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Indicação - Valores da Vida - Por Silas Lima

gostaria de compartilhar o texto de um amigo:
Link original http://valoresdavida.blogspot.com/2010/12/o-momento-e-o-porvir.html

O momento e o Porvir
Um enorme impulso humano é a curiosidade, sempre queremos saber das coisas mesmo que elas não sejam vitais para nossa sobrevivência, visto o modo frenético que corremos atrás do próximo episódio da série que curtimos, das musicas do próximo CD das bandas que gostamos (mesmo que o CD ainda nem tenha sido gravado), das sondagens da janela de transferências do futebol mundial, das noticias sobre os próximos capítulos da novela, etc...


Este impulso é impulsionado (desculpe a redundância) pelo desejo de controlar o futuro, este desejo “nos traz a obsessão de saber o que virá“ (musica Escravos do Porvir – Fruto Sagrado) e nos torna escravos do porvir nos privando do melhor.
 Todo mundo adoraria saber o dia da sua morte, ou com quem irá casar, sua posição financeira daqui a 10 anos, ou a conseqüência de seus atos, etc. Contudo, entretanto, porém o desconhecido é a garantia de uma vida intensa, a incerteza é a certeza do verdadeiro, a vida roteirizada é morna, sem surpresas, ela não reflete as emoções, é como assistir um jogo de futebol sabendo o resultado final, ou fazer uma prova com o gabarito. Ter o domínio do futuro pode ser vantajoso em alguns casos, entretanto o domínio do porvir é destituir a magia do amanhã, é abrir mão da esperança, é descolorir o belo quadro da vida.

A vida é bela, e a idéia é nobre.
Silas Lima.

Ideal, é uma idéia ideal?


Cara, como os ideais são difíceis de serem alcançados... (poxa vida! Descobri o mundo...) Mas falo isso por mim. É difícil cumprir com os meus ideais, e me sinto mal por causa disso... E como sou questionador por natureza, me pergunto se esses ideais são necessários.

Vou acabar ficando maluco pensando nisso, mas, poxa, os ideais de ser humano que eu formei são muito distantes da minha realidade!!
Meu ideal é paciente, sereno, sábio, age sempre com cautela e precisão...
Eu estou Loooooooonge de ser isso, sou explosivo, tempestuoso, as vezes burro e totalmente pirado, sem noção nenhuma....

Quando tomo alguma atitude com essas minhas ”qualidades” me sinto o cara mais idiota da face da terra, culpado por não conseguir me controlar.
O pior é quando eu uso os MEUS ideais em outras pessoas, querendo que elas tomem atitudes dentro desse padrão... Aí me sinto culpado de novo, e dessa vez é bem pior, porque além de eu me sentir culpado, tomo um sermão dessa outra pessoa, que no fundo tem razão...

Falando Idealmente...
Seria bom se eu não tivesse esses ideais?  Seria mais fácil a convivência? Será mesmo?

Acho que a questão não é “não ter o ideal”, a questão é controlar. Porque ter o ideal pra você mesmo te leva a melhorar, apesar da culpa sentida quando não se consegue.

O ideal é ter ideais e conseguir controlar.
Não jogar esses ideais nos outros, isso é pessoal, é seu, e não do outro.
Porque, convenhamos, pessoas ideais não existem! O próprio nome já diz - se é IDEAL esta somente na sua Idéia. Não Tenho que jogar meu Ideal nos outros! Isso pode machucar a todos os envolvidos...

Seria Ideal se esse texto não tivesse ficado tão confuso...
Mas, quem sabe isso não expresse minha atual situação mental?

Rodrigo de Moraes

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O amar


Muito se fala sobre o amor, sobre a nobreza do sentimento, que é o certo, etc..
Mas pouco se fala sobre o amar... Sobre o ato de viver o amor.
Digo “amar” não como sendo somente sentir Amor, mas sim algo mais amplo, uma série de atitudes, formas de pensar e tratar o outro e a si mesmo.
Pensando sobre isso reparei que muitas pessoas distorcem o amar. Vicia-se no amor, sofre por amor, o usa como uma droga pra alimentar seu próprio Ego, dizendo que ama, e que por isso está acima de tudo.

Acredito que tudo tem limites, tudo precisa disso, inclusive o amor e o amar.
Quem ama muito, dificilmente ama a si mesmo da mesma forma, se mata pelo bem da outra pessoa, destrói a própria vida pelo amor. Nunca aceita o amar a si mesmo, trata isso como sendo egoísmo.

O amar é muito mais complexo do que o amor, amor é uma coisa que por mais impossível de ser explicado você sabe o que é quando sente, mas pra amar, é preciso o outro, o ato de amar requer atitudes, mudanças, choros, risos, momentos, já o amor, você só sente... eu separaria o amor como sendo algo divino, mas o amar é humano

Pra Amar eu preciso entender que o outro apesar de ser o alvo do meu amor, não faz parte de mim, ele não está lá pra viver minha vida... Tomar minhas decisões, o outro não vive meus sonhos...

Quando a gente percebe isso, percebe que o contrário é igual, assim como eu o outro tem a vida dele. Vamos respeitar mais seus desejos, seus gostos, vamos nos doar mais, de forma simples, sem peso porque precisamos disso também, Percebemos que não temos o direito de viver a vida dele, então, se dar demais ou esperar demais não vai ajudar.

Controlar Demais, viver o que não nos pertence, precisa ser pensado, é doentio, nos faz mal, e isso não deve ser minha forma de amar, ao contrario disso porque não interiorizar? Trabalhar minha auto-estima? Rever meus valores, conceitos, minha caminhada? Tentar melhorar meu Bem-estar, me mover ao meu favor, e assim serei agradável o suficiente pra amar e ser amado de forma saudável e prazerosa, isso passa longe do egoísmo, poderíamos fazer isso sem culpa.

No mínimo sua vida fica mais colorida... Você pode ver poesia em tudo, sons, barulhos, a beleza das coisas simples, os sabores serão mais gostosos, as coisas se tornam mais possíveis. Dessa forma, a convivência humana fica mais leve, flui como música. E isso é amar aos outros como a si mesmo, e essa, a meu ver, é a forma mais linda de se amar.

Rodrigo de Moraes